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Tempo é O Principal Produto Da Empresa De Contábil

Tempo é o principal produto da empresa de contábil

Tempo é o principal produto da empresa de contábil

Um dos problemas enfrentado por grande parte dos profissionais da área contábil é não saber e entender como precificar seus seus serviços e consequentemente não aplicar honorários corretos e justos.

A maioria dos empresários  ainda não sabe que o tempo é o principal produto da empresa contábil e em razão disso tem seu negócio afetado financeiramente e por não utilizarem métricas certeiras se tornam responsáveis por prejudicar o mercado contábil, pois a alta competição por preço pode causar o desmerecimento da categoria.

Por isso, preparamos esse artigo. Entenda como algumas estratégias podem te ajudar na precificação dos serviços que você presta.

Cenário geral do mercado

Um dos fatores que pode determinar os seus honorários é conhecer o que o mercado está praticando. Mas não para por aí, realizar uma pesquisa de mercado é o primeiro passo, pois isso te proporciona a visão do quão competitivo o negócio contábil está sendo.

Também, sabendo que o tempo é o principal produto da empresa de contábil, será possível praticar valores que podem impactar diretamente no negócio. Conhecer quanto se cobra por cada serviço do pacote, por menor que seja ele, é de máxima importância, pois os concorrentes podem estar praticando valores abaixo do mercado, mas não ofertando todos os serviços de determinado pacote e sem a devida qualidade.

Tenha em mente ao que se cobra mais do que o quanto se cobra, pois o barato pode sair caro, em especial quando o tempo despendido para realizar determinada tarefa leva mais tempo em comparação com outras atividades.

Qual é o preço mínimo

O tempo é o principal produto da empresa de contábil, como mencionado anteriormente, pois é necessário manter a sustentabilidade do seu trabalho. Para isso, se faz necessário levantar os custos, tanto fixos como variáveis, bem como despesas mensais.

Mais uma vez podemos dizer que saber como mensurar cada serviço pode ser vital para isso e como auxílio você pode contar com um sistema de gestão que possa mostrar o tempo das horas realmente produtivas dos colaboradores. Conheça o Pier Gestão, uma solução online, que pode te ajudar com a gestão de pessoas e gestão dos processos da sua empresa.

Após isso, se faz importante realizar uma estimativa baseada na realidade da empresa, como por exemplo quantos clientes é possível atender em um mês. Lembrando sempre que o tempo é o principal produto da empresa de contábil, sendo assim,  é importante saber quantas horas são trabalhadas nesse período em atendimento a um determinado número de serviços.

Finalmente, com os dados mãos será possível dividir os custos pela quantidade de clientes e serviços, conseguindo dessa forma chegar a um ponto de equilíbrio.

Ponto de estabilidade

Ninguém trabalhar sem estar a espera de lucro, não é mesmo? Mas por que tanto esforço para chegar a ponto de estabilidade?

Veja que pode ser um divisor de água possuir esse conhecimento, pois saberá os limites e poderá entrar em uma negociação sem prejudicar seu negócio. Além do mais, o objetivo com a meta de lucro está atrelada ao quanto será cobrado acima desse ponto de equilíbrio. Ou seja, abrirá a oportunidade de  determinar a margem a ser aplicada, como veremos a seguir.

Defina sua margem de lucro

Conhecer o valor mínimo serve somente para garantir que os custos de trabalho se paguem, saindo assim do prejuízo. Agora, para que se tenha lucro é preciso aplicar uma margem em cima do valor dos serviços prestados.

Isso só é possível porque agora há a compreensão de que o tempo é o principal produto da empresa de contábil. Assim, é possível definir o retorno dos seus serviços e ser competitivo e estudar estratégias para aumentar sua carteira de clientes. As portas das oportunidades irão se abrir.

Analise o que pode ser ofertado rapidamente ao cliente, já que com dinheiro em caixa, um possível investimento que o propiciou capacitar seus colaboradores em um dado momento.

Por isso, é muito importante estipular a margem de lucro, e para que isso ocorra é necessário conhecimento e uma boa estratégia de marketing. Assim, você sairá à frente da concorrência.

Esteja protegido

Faça um controle financeiro mensal e seja rigoroso para coisas que talvez saiam do controle, mas dificilmente isso ocorrerá se você possui um bom sistema de gestão que possua controle financeiro. Dessa forma se tornará viável ajustar os preços aos pouco sem que tal ajuste impacte negativamente nos negócios.

Ainda, possua reserva financeira devidamente aplicada. Essa reserva não será para uso pessoal, mas para a empresa contábil. Assim, em dias de instabilidades mercadológicas poderá usufruir de uma determinada tranquilidade.

Atenção ao conceder descontos

Para reter clientes, muitos se usam de descontos, mas deixam de avaliar os impactos disso. Entender que embora sejam aplicados todos os conceitos de gestão e compreender que o tempo é o principal produto da empresa de contábil, ao aplicar descontos sem análise pode desequilibrar o planejamento e prejudicar as finanças.

Entender que para se posicionar como competidor por preço deve ser somente por um tempo determinado e que os valores podem ser revistos diante da compreensão de que a demanda do cliente aumentou é o sábio a fazer.

Saiba como o Pier Gestão pode ajudar no controle do tempo do escritório contábil e entenda que o tempo é o principal produto do negócio.

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