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Saiba Como Manter Clientes Em Tempos De Crise

Saiba como manter clientes em tempos de crise

Estamos numa pandemia que parou o mundo. A primeira mudança que sentimos foi uma mudança no comportamento do consumidor. E esse novo comportamento, nos direciona totalmente para uma comunicação e uma prestação de serviços online, seja através de computadores, smartphones, ferramentas e aplicativos. Levando em conta toda essa mudança, como manter clientes em tempos de crise, então? 

Muitas empresas tiveram que adotar o modelo Home Office pela primeira vez. Além disso, não houve tempo hábil para a adaptação. Então, como está o gerenciamento dos seus clientes neste momento de crise? Como está sua comunicação com eles? E com seus funcionários?

Não existe uma fórmula mágica para manter clientes

Você consegue manter seus clientes no seu escritório começando na base de um bom relacionamento com cada um deles. Por isso, não existe uma fórmula mágica. Você precisa aumentar a percepção de valor do seu cliente e fazer com que ele sinta vontade de ficar na sua empresa. 

Você pode até negociar valores e criar condições especiais para facilitar e entender o lado de seu cliente, mas para mantê-lo e até conseguir novos clientes, você precisa investir em fidelização. Assim, no momento de uma crise, ele vai perceber que é importante ficar.

Dicas de como manter seus clientes neste momento delicado

O marketing nunca foi tão importante

O maior erro das empresas é cortar o marketing em tempos de crise. Essa é uma lógica para eles que não tem tanta lógica assim. Você precisa otimizar e não cortar. Sem o marketing, você só trará estagnação à sua empresa e perderá espaço no mercado durante a crise. Lembre-se: o comportamento do consumidor mudou e você precisa segui-lo.

Promova ações de fidelização

Seus clientes precisam saber que você está ali, com eles, para eles, em todos os momentos. Quando trabalhamos com ações de fidelização, como, por exemplo, cartão de fidelidade, programas de pontos e até promoções e descontos especiais, agregamos valor à empresa e ao cliente. Esse tipo de ação sempre trouxe resultados para as empresas.

É uma das maneiras que você tem de estabelecer um relacionamento de longo prazo com cada cliente seu, pois eles acabam se sentindo mais valorizados. A questão é que fidelizar clientes é fundamental para que o seu negócio se desenvolva. 

Melhore seu atendimento

Não é fácil para ninguém enfrentar uma crise econômica, ainda mais quando é causada por um vírus que provocou um pandemia. Além da preocupação financeira, acima disso, temos a preocupação com a saúde nossa e das outras pessoas.

Por isso, quando você melhora seu atendimento, seu cliente se sente amparado e você ainda consegue tornar esse atendimento, um diferencial competitivo. Receba seu cliente de maneira amigável, demonstre receptividade, e tenha sempre um sorriso no rosto. Mesmo quando estamos ao telefone, a pessoa do outro lado da linha consegue perceber que estamos sorrindo. Se for comunicação escrita – e-mail, WhatsApp, Telegram – escolha palavras leves. Mesmo usando uma linguagem formal, você consegue ser simples, objetivo e cordial.

O recomendado é que tenha um sistema de gestão que também proporcione uma ferramenta de CRM para você, ou seja, que transforme em chamados as mensagens que você recebe via WhatsApp e e-mails. O PIER pode te ajudar!

Desenhe ações estratégicas

Entenda o comportamento do seu cliente em vários âmbitos: quais são seus hábitos de compra? Qual o perfil dele para adquirir novos serviços? O que ele deseja nesse momento que vai além de manter a empresa dele girando? Quais os maiores desafios dele neste momento? 

Se fizer esse estudo e esse exercício, conseguirá criar ações estratégias com maior foco e melhores resultados. 

Entenda o que seu cliente está passando

A palavrinha mágica aqui é: EMPATIA. Se você está passando por dificuldades nessa crise, seu cliente, provavelmente, também está. Se coloque no lugar dele e entenda como você gostaria de ser atendido nesse momento, quais as soluções você gostaria de receber, que tipo de ajuda seria bem-vinda, entre outros exemplos.

É importante que você comece a pensar como ele e a também ter uma visão crítica não apenas a sua empresa, mas à empresa de seu cliente. Quando você toma essa posição, você percebe que existe uma gama de opções para que você possa melhorar o processo de atendimento na sua empresa.

Tenha atitudes proativas

Você conhece o negócio do seu cliente tanto quanto ele. No entanto, em algumas vezes, parece que até mais, não é mesmo? Por isso, a ideia é que seus colaboradores se antecipem e tenham atitudes proativas, trazendo novas alternativas, novas soluções, buscando saber os possíveis problemas financeiros e administrativos que seu cliente possa vir a enfrentar. Agora, se vocês sofrem com falta de informação, precisa arrumar a casa, e logo. Esse processo não é complicado, e exige apenas uma estratégia alinhada.

Quando nos tornamos proativos, acabamos surpreendo nossos clientes de maneira extremamente positiva. Portanto, pode ser uma redução de imposto, pode ser uma sugestão de desconto em honorários, possibilidades de faturamento da empresa dele, entre outros. 

Redes sociais

É uma maneira de se relacionar com seu cliente. Elas acabaram aproximando as empresas de seus clientes e potenciais clientes, tornando-se responsáveis pela nova forma como interagimos hoje. Esses canais são importantes e não podem ser deixados de lado, além, claro, de saber como utilizá-los para manter uma comunicação de qualidade. 

Ao investir em presença nas redes sociais, não se pode apenas vender, vender, vender. Crie uma conexão com as pessoas através de uma comunicação criativa e atenciosa, sem empurrar uma mensagem que seu cliente pode não estar querendo receber. Por isso, a palavra-chave aqui é: conteúdo relevante; e precisa ser direcionado para seu público mesmo. Se você tem mais de um público, segmente.

 

Conforme falamos, não existe fórmula mágica para que seu cliente queira ficar na sua empresa, mas com certeza, com essas dicas, você poderá encontrar maneiras de manter seus clientes em tempos de crise. Vale lembrar aqui que você se quer que seu escritório se destaque no mercado e em meio à crise, você precisa fazer mais que o básico.

Sabendo usar a tecnologia, tendo criatividade e estudando e definindo estratégias de gestão, você terá muito êxito na conquista de seus clientes, pois estará agregando valor ao seu trabalho e às tarefas que você executa para ele. 

Confira também: Use a tecnologia a favor do seu escritório contábil

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