fbpx skip to Main Content
(41) 3068-8027 Suporte: (41) 9 9204-4831
LÍDER: AQUELE QUE SEMPRE COMPARTILHA SUA VISÃO COM A EQUIPE

LÍDER: AQUELE QUE SEMPRE COMPARTILHA SUA VISÃO COM A EQUIPE

Quem é líder confia em sua própria bússola interna, mas nem por isso ele deixa de compartilhar sua visão com a equipe. Ele sabe que não existem caminhos fáceis e garantias para chegar ao destino, então, ter sua equipe contribuindo torna o caminho mais rico.

Os líderes costumam olhar para o futuro de forma ansiosa, pois sabem que circunstâncias podem mudar a qualquer instante. Mas mantêm sua positividade, e têm uma noção de que trabalhar em conjunto com um objetivo em comum faz a diferença. Acreditar no talento individual faz a diferença.

A chance de uma equipe desmotivar tendo que obedecer às ordens de um chefe é imensa quando comparamos com equipes lideradas, ou seja, que têm um líder como gestor. Os colaboradores em geral entendem seus líderes gestores como uma inspiração e um modelo a seguir, entendem como uma forma de referência. Por isso, nas organizações, os líderes devem levar as pessoas a verem de maneira emocionante as possibilidades futuras, comunicam esperanças e sonhos de modo claro, levando os colaboradores a compartilhá-los como se fossem seus próprios sonhos.

Os colaboradores se tornarem apoiadores entusiastas é uma consequência desse modelo de gestão. Veja algumas práticas que você pode adotar como líder educador:

– Determine o que preocupa você, o que o move e onde estão suas paixões;

– Use as experiências passadas para compreender situações da sua vida, entender o que é interessante e o que realmente vale a pena;

– Preste atenção no que está acontecendo ao seu redor e mantenha-se sempre curioso;

– Verifique e se prontifique quando as coisas não estiverem funcionando tão bem. Essas situações podem representar ótimas oportunidades de transformação;

– Fique ligado em tendências e explore sua imaginação, encontrando tempo para planejar a longo prazo;

– Dê ouvidos a seus colaboradores escutando o que pensam, quais seus anseios e aspirações;

– Inspire seus colaboradores com histórias, experiências, metáforas, entre outras coisas. São uma ótima ferramenta estratégica para moldar uma visão compartilhada.

Para encerrar o raciocínio, é importante que o líder assuma compromissos como trabalhar para um futuro com possibilidades que empolguem e enobreçam, e não se esquecer de apelar para aspirações compartilhadas.

Back To Top
WhatsApp chat