fbpx skip to Main Content
(41) 3068-8027 Suporte: (41) 9 9204-4831
Como Será O Contador Da Próxima Geração?

Como será o contador da próxima geração?

O mercado tem se perguntado muito “como será o contador da próxima geração?” e muitos acham que serão mais robotizados. Será?

Vivemos num período da história em que os avanços tecnológicos acontecem com mais rapidez e nos surpreendem a cada dia a ponto de nos perguntarmos: “como será o contador da próxima geração?”. As tecnologias que envolvem automatização e cognição, como a inteligência artificial nos fazem pensar: será que um dia elas substituirão o trabalho humano?

Se formos analisar o trabalho dos contadores, esse tipo de tecnologia tem aumentado a proficiência técnica deles, tornando-os mais críticos e assertivos. Estamos longe de uma inteligência artificial substituir por completo o trabalho deles em relação à análise técnica de determinado relatório.

Mas com tanta tecnologia, como será o contador da próxima geração?

Uma coisa é certa: precisamos começar a mudar o nosso mindset. Ao invés de rebelarmo-nos com os avanços da tecnologia achando que nos substituirão no futuro, temos que usá-las a nosso favor e, principalmente, adaptarmo-nos ao que ela está propondo.

Um ótimo exemplo de mudança de mindset seria faculdades de Contabilidade alterarem a maneira que ensinam aos alunos esse ofício. A maioria continua focada em regrinhas contábeis e em como auditar, só que de maneira básica e superficial, quando na verdade deveriam focar em análise de dados financeiros e contábeis. Seguramente, teríamos mais contadores no mercado com mais habilidades analíticas.

E por que elas são necessárias? Porque o uso de tecnologias automatizadas e cognitivas já mudou a profissão contábil, pois o contador não precisa mais processar os dados de forma manual. Há sistemas no mercado, como o PIER, que já trazem vários relatórios e indicadores de desempenho que facilitam o trabalho do contador, ajudando na tomada de decisões administrativas, inclusive.

Como será o contador da próxima geração?

Será o contador que terá mais eficiência nas análises contábeis, declarações fiscais, demonstrações financeiras, etc, pois ele saberá utilizar a tecnologia a seu favor.

Já temos, inclusive, sistemas avançados de ERP que funcionam na nuvem, promovendo uma construção analítica de dados de forma mais sofisticada e que ajudam a ter insights mais rapidamente. O que é totalmente uma inovação, pois antes é muito mais desafiador e até complicado.

Se você quer ser um contador da próxima geração, que utiliza a tecnologia a seu favor, comece mudando seu mindset e invista em softwares de gestão empresarial contábil, como o PIER. Utilize seus conhecimentos de forma mais analítica e estratégica e deixe o processamento de informações para a tecnologia.

Back To Top
WhatsApp chat