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Como Precificar Os Serviços Para Aumentar Os Lucros Da Sua Empresa

Como precificar os serviços para aumentar os lucros da sua empresa

Como precificar os serviços para aumentar os lucros da sua empresa e garantir a rentabilidade de cada cliente dentro do seu escritório. Descubra!

Geralmente, quando se pensa em como precificar os serviços para aumentar os lucros da sua empresa, utiliza-se como base a concorrência. Além de manter a empresa com preços competitivos, acaba-se optando por um equilíbrio entre custo do projeto e o valor de mercado. Mas será que esse é o melhor caminho?

Existem várias metodologias para você conseguir aumentar os lucros da sua empresa, que vão além de basear-se pela concorrência. 

Quando trabalhamos com muitos clientes, sempre existe um, dois, ou até mais, que são os responsáveis pela maior parte da demanda de trabalho diário e mensal. São clientes que demandam uma alta quantidade de trabalho, tempo de dedicação, etc.

Só que, se você não parar para elaborar índices de rentabilidade para sua empresa, pode descobrir que esses são os clientes menos rentáveis para o seu negócio. Vamos descobrir como fazer isso?

Como precificar os serviços para aumentar os lucros da empresa?

Precificar os serviços que sua empresa presta não é uma tarefa fácil. E sabemos disso. Portanto, ninguém vai julgar você aqui, não. Mas a dica valiosa aqui é construir indicadores internos. Sem eles, você não tem como comparar os clientes e as demandas. 

Construindo os indicadores, você já pode escolher qual metodologia utilizar para fazer a precificação dos seus serviços. Lembra-se que falamos da concorrência, certo? Deixa essa de lado e vamos às outras que podem ajudar você.

A primeira delas é realmente trabalhar por tabelas, aquelas que são fornecidas pelos sindicatos e outras organizações do segmento da sua empresa. Elas conseguem estabelecer um valor ideal por cada serviço. Vai de você decidir aplicar desconto no preço dessa tabela para trabalhar com seus clientes.

A segunda delas é a técnica que chamamos de Markup. Você já tinha ouvido falar? É a precificação feita através do custo. Para isso, precisamos pensar no custo unitário final e somar a ele a porcentagem de lucro desejada. Porém, precisa ficar ligado que quando utilizamos essa técnica, temos que ter a ciência de que a maioria dessas despesas são variáveis e podem mudar dependendo de mudanças políticas (impostos).

A terceira técnica é de cobrar um fee mensal, um valor específico por mês que corresponda a um pacote de serviços que você vai prestar aos seus clientes. Essa forma só é recomendada se quiser ter um preço competitivo e quando não gerar ônus para nenhum dos lados, pois você pode acabar alocando pessoas com um valor mais alto por hora e encarecendo o projeto para ambos os lados. 

Agora, quando você precifica por hora trabalhada, você consegue ter uma visão exata de quantas horas cada colaborador está despendendo para atender às demandas dos seus clientes. É fácil identificar quando há retrabalho, e você pode cobrar melhor dos clientes cada serviço que sua empresa presta para eles, inclusive, porque você leva em consideração o custo de hora/homem, que pode variar de acordo com o cargo.

Mas, então, como precificar os serviços para aumentar os lucros da empresa? Que técnica é melhor?

Não existe uma técnica melhor que a outra. Existe a que se aplica melhor no dia a dia da sua empresa, do projeto que você assumiu, do cliente novo que entrou. Para escolher a que melhor se aplica, veja esses 3 passos:

Passo #1: você precisa padronizar seu fluxo de trabalho, organizando os processos e tendo uma visão mais ampla de todo o operacional. Assim, você controlará melhor o andamento da rotina do seu escritório.

Passo #2: você precisa ter seus objetivos bem claros para poder alcançá-los. Para isso, trace a melhor estratégia até eles.

Passo #3: utilize um sistema que possua o serviço de precificação para determinar os custos dos seus serviços e entender o quanto você  pode ter de lucro ou prejuízo. O Pier Gestão é uma plataforma que auxilia seu controle nessa precificação.

Passo #4: defina a sua margem de ganho. Ou seja, o quanto você tem de expectativa de margem de lucro. Assim você consegue ter a visão do custo real versus o custo orçado.

Para ajudar você com todo esse controle e ainda auxiliar na precificação dos seus serviço, você pode usar o Pier Gestão. Conheça mais sobre o Pier entrando em contato: https://piergestao.com.br/contato/

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