fbpx skip to Main Content
Comercial (41) 3500-8379 Suporte: (41) 9 9204-4831
Apostando Na Consultoria Contábil Rumo Ao Sucesso

Apostando na consultoria contábil rumo ao sucesso

Já pensou no seu papel como contador para os empresários? É possível que temas como finanças, cálculo de tributos e documentação venham à sua mente. De fato, são atividades que fazem parte do dia a dia do profissional contábil e devem ser cumpridas. Ao apostar na consultoria contábil você poderá abrir portas rumo ao sucesso.

Entretanto, o fato aqui é: como se diferenciar mesmo estando nesse manicômio burocrático no qual o Brasil está inserido e fazer a diferença na vida do empresário? Nesse caso, se faz necessário sair apostando na consultoria contábil rumo ao sucesso, e isso significa ter mais do que um conhecimento raso da área, é preciso se aprofundar, ser habilidoso na profissão e não ter medo.

Não seja mais do mesmo, seja mais do mais. 

Qual a importância de apostar na consultoria contábil?

O propósito é deixar de ser o mal necessário dos empresários e gerar valor através de dados e conhecimentos profundos da contabilidade. A tecnologia está em tudo, até mesmo assumindo algumas tarefas antes executadas por colaboradores.

O que resta é apostar na consultoria contábil. Mas isso não é negativo. Muito pelo contrário, é positivo, pois abre possibilidades de empresas obterem retornos significativos com um trabalho bem feito.

Assim, não se esqueça de ser o contador ideal, mostrando para o empresário não o valor da contabilidade, mas o benefício que determinadas informações contábeis podem proporcionar a ele e ao sistema dele.

Além disso, é preciso entender que o empresário necessita de ajuda, pois não sabe como cuidar das suas finanças, não entende absolutamente nada do que é um bom LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Além de não saber o que é uma boa liquidez corrente, algo que pode prejudicar diretamente o negócio dele, fazendo com que não consiga honrar com as obrigações decorrentes deste cálculo.

Pensar em como fazer uma empresa prosperar é o caminho.

O que os empresários buscam na consultoria contábil?

Apostando na consultoria contábil você estará abrindo oportunidades para a proximidade com o cliente. Esse relacionamento é norteado pela confiança. Seria como um “médico de família”, aquele médico que atende uma determinada família por muitos anos, passando por filhos, netos e avós. Da mesma forma é com o novo contador, porque ele se torna o “médico” dos negócios do empresário, talvez por toda a vida. 

É possível que o empresário não saiba diagnosticar os próprios problemas. Nesse caso, o papel do contador não seria criar uma necessidade, mas mostrar a necessidade de tomada de algumas ações para corrigir possíveis falhas que possam impactar na estratégia do negócio.

Existe uma grande demanda dos empresários contábeis por consultoria e isso está registrado em um boletim do SEBRAE de 2016. Há quatro anos, já se sabia que a única forma de sobrevivência das empresas seria por meio da consultoria contábil. 

Parafraseando o que diz o relatório, é visivelmente grande a distância entre oferta e demanda por serviços de consultoria, como: Planejamento tributário do negócio; Recomendações para melhorar o negócio; Relatórios de desempenho e diagnósticos; Apoio na gestão financeira; Apoio para acessar linhas de crédito; Elaboração de Plano de Negócios e assim por diante. 

O mesmo relatório ainda aponta que o conhecimento dos contadores em relação às empresas é mediano e que quase metade das MPEs dizem que as informações dos “contadores” não ajudam a tomar decisões no dia a dia da empresa. Esse dado indica que o contador ainda possui um papel de pouca expressão no apoio estratégico à condução dos pequenos negócios.

O relatório ainda considera a ideia de que os escritórios de contabilidade passem a trabalhar como consultores das empresas. É pontuado que 61% das empresas estariam dispostas a pagar pela consultoria contábil.

Passos para melhorar o relacionamento com o cliente

Apostando na consultoria contábil, saiba que será vital estar à disposição do cliente o maior tempo possível. Crie estratégias. Alinhe sua equipe. Invista em tecnologias como o Pier Gestão que poderão te proporcionar mais tempo com os clientes. Deixe nas mãos de outros a burocracia e crie uma equipe apenas para consultoria contábil.

Para tanto, trabalhe nas três camadas de subordinação: o gestor, o líder e o colaborador. Dessa forma, você estará com uma equipe adequada e alinhada e com pessoas de confiança à frente de assuntos burocráticos.

Invista na boa experiência do cliente. De acordo com a Zendesk, uma boa experiência com o cliente é a que facilita o negócio de um cliente com você.

Portanto, ela torna fácil para os clientes alcançarem seus objetivos para o que querem para seu produto ou serviço. A lealdade do cliente é menos sobre grandes momentos “uau” e mais sobre ser confiável e tornar as coisas fáceis para eles.

Uma experiência positiva do cliente pode incluir:

  • Marketing definindo expectativas realistas sobre o produto ou serviço;
  • Mensagens proativas em torno de questões conhecidas;
  • Vendas sendo transparentes sobre preços;
  • Suporte ao cliente ao vivo sempre disponível com esperas curtas;
  • O importante é que a equipe de consultoria contábil esteja alinhada.

Além disso, gerencie a experiência do cliente:

O gerenciamento da experiência do cliente é a prática de projetar e reagir às interações dos clientes para atender ou superar suas expectativas, levando a maior satisfação e lealdade ao cliente.

Empresas que não conseguem gerenciar com sucesso a experiência do cliente estão frequentemente adotando uma abordagem fragmentada; ou seja, eles estão olhando para os diferentes fatores que impulsionam a experiência do cliente para descobrir como cada um pode ser melhorado. Enquanto eles estão fazendo isso, eles não estão dando a devida consideração para como cada fator influencia os outros.

Essa abordagem sustenta o caos que causa uma gestão mal sucedida da experiência do cliente. Ao tomar uma abordagem mais organizacional e holística para uma estratégia de experiência do cliente, leva mais à satisfação e à lealdade do cliente. 

Assim sendo, apostando na consultoria contábil significa entender o que os empresários buscam e saber quais os passos para melhorar o relacionamento com o cliente. Dessa forma, será  possível você transformar a sua contabilidade em um grande negócio de Help Business, um grande Centro de Ajuda para os empresários e ajudá-los a performar melhor diante dos seus concorrentes.

Por outro lado, você estará sentirá que está trabalhando em um bem maior que é salvar empresas que fazem parte de um “círculo virtuoso”, palavras de Fernanda Rocha da Nucont, ou seja, um ecossistema que pode fazer o Brasil ir muito longe.

Equipe Pier Gestão

Fale com agente

Back To Top
× Como posso te ajudar?