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Liderança Na Transformação Digital Rumo Ao Sucesso

Liderança na Transformação Digital Rumo ao Sucesso

Liderança na Transformação Digital Rumo ao Sucesso

Para rumar junto ao sucesso com a transformação digital é necessário possuir uma liderança transformadora, que possua habilidades de formação de equipes de alta performance e fazer com que essas equipes sigam diferente e projetando o futuro. Quando se trata de inovação, é preciso que essas pessoas aceitem os riscos e tolerem os erros.

Comandar não é mais habilidade esperada de um líder, é preciso que ele saiba como despertar a motivação de fazer com que as coisas aconteçam e que todos aceitem mudar. É certo que a maioria não deseja permanecer em um eterno processo de planejamento e acabar, por assim dizer, morrendo na praia.

Mais uma vez, ações falam mais que palavras. Em um estudo realizado pelo Instituto Gartner, foi apontado que 2,6% dos colaboradores às vezes têm a tendência a ter maior habilidade digital tendo a liderança como exemplo e modelo de comportamento. Ainda assim, somente 17% das empresas possuem alguém assim para exercer a liderança de maneira consistente. 

Sendo assim, podemos dizer que hoje, a informação tornou-se commodity (é uma mercadoria). Por isso, para a construção da estratégia e visão de longo prazo da empresa, é necessário levar em conta os dados acima. O líder que está envolvido na transformação digital atua de maneira ativa e é um executor de ideias. 

O perfil da liderança na transformação digital

Primeiramente, o líder precisa ter a habilidade de mostrar visão e propósito a suas equipes. Em seguida, desenvolver condições para as pessoas experimentarem o novo tipo de trabalho, bem como o empoderamento e incentivo a pensarem diferente. 

Como os líderes devem reagir

A resiliência é vital para o líder da transformação digital, pois irá conviver com os riscos diariamente. A equipe deve ter liberdade intelectual. Além do que, é preciso estabelecer autonomia. Cada pessoa envolvida no projeto deve se sentir “dona” do negócio. Isso fará toda a diferença.

O principal desafio é comportamental, algo puramente humano, ao passo que os principais envolvidos são pessoas. O líder deve levar em conta de que na jornada de transformação digital o grande protagonista é o cliente, ele é o chefe.

O líder digital e as habilidade mais importantes

A liderança deve respirar a transformação digital. Deve ser flexível e possuir mentalidade inovadora e aberta do gestor que vai guiar os processos e os colaboradores para a era digital.

Seguem algumas das habilidades que os liderados gostariam que seus líderes tivessem:

+ Direção: oferecer uma visão e um propósito claro para a transformação digital 

+ Visão estratégica: tomar decisões de negócio em contextos incertos 

+ Inspiração: inspirar as pessoas e motivá-las a seguir a liderança 

+ Colaboração: ajudar as pessoas a colaborarem entre diferentes áreas 

+ Construção de talento: apoiar continuamente o desenvolvimento das pessoas 

+ Execução: motivar e empoderar as pessoas a pensarem diferente 

4 dicas para colocar sua empresa no caminho da transformação digital

1. Comece pequeno e teste antes de escalar

Defina uma área, automatize os processos através de um sistema de Gestão de Processos, promova a cultura da inovação e foque na melhoria contínua. Um grande protagonista pode ser a área de vendas da empresa. Invista em atendimento humanizado aos clientes.

2. Foque na agilidade, velocidade e alcance 

Na transformação digital, um vendedor que não estiver preparado para utilizar as ferramentas digitais para aumentar os negócios, certamente estará fora do mercado de trabalho.

Não basta vender bem. O vendedor da era digital precisa ser guiado pela tríade:

  1. Velocidade: atender às demandas dos clientes conectados 24 horas por dia;
  2. Agilidade: mudar de estratégias e se adaptar às mudanças do mercado;
  3. Alcance: encontrar e ser encontrado pelo consumidor em diferentes canais.

Por isso, leve isso em consideração a tríade ao adaptar os processos da área comercial e capacitar seu time para a transformação digital.

3. Pense como uma “empresa digital”

Em breve, todas as empresas serão digitais. Na prática, isso significa sempre compreender as implicações de novas tecnologias, bem como as tendências digitais no mercado. Sem esquecer do comportamento dos consumidores em diferentes segmentos.

4. Crie uma comissão de transformação digital

Possuir um grupo de profissionais pensando no futuro será o diferencial.

A transformação digital não é algo com início, meio e fim. É um processo que irá mudar os procedimentos internos e, consequentemente, o modelo de gestão.

Pense em criar uma comissão de transformação digital, reunindo pessoas de várias áreas e cargos.

Outra ferramenta de transformação digital que não pode faltar no seu negócio é um CRM. Pense a respeito!

Agradecemos por sua leitura até aqui. 

PIER Gestão

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