BLOG PIER

6 tendências para o meio contábil

6 tendências para o meio contábil

Profissional que quer ser bem-sucedido, deve buscar reconhecer quais são suas habilidades e quais podem ser aperfeiçoadas. Quando entendemos as tendências para o meio contábil, podemos desenhar estratégias para conquistarmos o sucesso.

Focar em conhecimento técnico é exigência para o profissional de contabilidade no mercado atual. Pois, ao revisitar o histórico da profissão de contabilidade, nota-se que a adesão à tecnologia veio trazendo ao longo do tempo, agilidade na prestação de serviços com eficiência.

Porém, para que isso pudesse ocorrer, delineamentos eram necessários para as empresas de contabilidade.

E, atualmente, mais necessário ainda é desenvolver um planejamento estratégico que faça a observação e análise do ambiente externo, que verifique quais são as tendências e o que a concorrência anda fazendo.

Assim como, saber quais as novas tecnologias para a área neste novo ano de 2021.

Então, saiba quais os melhores caminhos e tendências da tecnologia e gestão para o mercado contábil em 2021 para superar os desafios e transformar a contabilidade utilizando planejamentos estratégicos.

Vamos investir na sua carreira e na sua empresa contábil?

Confira as 6 tendências para o meio contábil que separamos para você !

1- Contabilidade Digital e online Contabilidade digital ou Contabilidade online? São a mesma coisa? Pode-se utilizar as duas no escritório de contabilidade? São duas coisas diferentes. E ambas são tendências para o meio contábil.

A Contabilidade Digital utiliza a tecnologia para aprimorar serviços e integrar o sistema de gestão contábil com o sistema de gestão de pequenas, médias e grandes empresas.

Permite a otimização dos processos, com agilidade e segurança. A tecnologia digital oferece segurança para os dados e informações contábeis da empresa e pode ser armazenada em sistemas “nuvem”.

Já a Contabilidade online utiliza um portal web para troca de informações e valores mais atrativos para seus clientes. Para implantar, a equipe deve ser preparada; ter um site para apresentar ao mercado online e treinar o cliente para essa modalidade de serviço.

Devido à pandemia, as mudanças foram urgentes, e para o agente de contabilidade, o trabalho remoto forçou a área contábil a utilizar o sistema nuvem para conseguir acompanhar o mercado e continuar com sua prestação de serviços.

Essa atualização para os serviços contábeis traz inúmeros benefícios, entre os quais podemos destacar os três principais:

A possibilidade de prestação de serviços a clientes de todo o território nacional Mais agilidade e segurança no compartilhamento de informações com o cliente Aumento na produtividade no processamento das informações dos clientes A partir deste ano de 2021, a tendência do contador é aumentar sua produtividade no processamento das informações dos clientes, utilizando o sistema de nuvem para que compartilhe informações e otimize seus processos internos.

Assim, os aplicativos no sistema ”nuvem” irão transformar as informações de email, de documentos e outras, em dados estruturados.

Para entender melhor, os dados estruturados são aqueles organizados por ferramentas. Como por exemplo, registrar a movimentação financeira de uma empresa eliminando a digitação manual de lançamentos, armazenando -as e, podendo ter acesso a elas a qualquer momento.

2- Sistema Nuvem

Apesar de não ser uma novidade na lista de tendências para o meio contábil, este sistema tem como característica interoperar e propiciar um grande fluxo de informações heterogêneas para garantir sua troca entre as diversas aplicabilidades que o sistema oferece.

Hoje, um ERP contábil, o qual unifica diferentes demandas, já não é suficiente, como também, dezenas de aplicativos que realizam diferentes tarefas.

A grande tendência é utilizar os aplicativos que rodam no sistema nuvem, como por exemplo, para captura de nota eletrônica e importação de dados, os quais oferecem fácil acessibilidade, aumentando a produtividade e reduzindo as falhas.

Porém, fique atento à nova geração de aplicativos que estão surgindo. Essas ferramentas de trabalho contábil, vem eliminar de vez a intervenção manual no processo, maximizando o controle e produtividade, pois são integrativos.

3- O novo atendimento online

Qualidade, facilidade e agilidade com clientes, parceiros, fornecedores trazem a confiança e a credibilidade.

O novo atendimento online garante a fidelização do cliente, porque a rapidez nas respostas demonstra pro atividade.

Entretanto, deve-se evitar textos longos e em caixa alta, e concluir o atendimento no chat. Como também, fazer um atendimento humanizado e personalizado.

O atendimento online visa:

a otimização da comunicação com o cliente a melhoria da utilização das ferramentas de comunicação o armazenamento no sistema nuvem Para começar, reveja os protocolos de atendimento ao cliente como: o que pode ser atendido através de autosserviço e quais os prazos de atendimento.

Também, organize um processo para aproveitar as facilidades de aplicativos multiplataforma facilitando a produtividade de sua equipe de colaboradores.

4- Atendimento personalizado A segmentação no atendimento ao cliente é levar em consideração as suas particularidades, fazendo um diferencial para seu escritório.

Assim como, criar empresa contábil de nicho, ou escritório especializado. Para manter e expandir a sua carteira de clientes, é preciso se diferenciar dos escritórios de contabilidade de baixo custo.

Portanto, torne-se uma empresa contábil especializada em um determinado segmento!

Atenda a nichos específicos!

5- Marketing Digital e a captação de clientes O uso da estratégia de marketing digital para contabilidade é fundamental para:

auxiliar na comunicação de seu escritório com seu cliente mostrar ao cliente no que o contador pode ajudá-lo solucionar problemas demonstrar as competências da equipe de contabilidade melhorar os resultados e rendimentos Fique atento à nova geração de profissionais de contabilidade. Estes, acreditam e apostam nos algoritmos e não na indicação de amigos.

Aprenda a criar e fortalecer a presença do seu escritório contábil , invista na comunicação pelo marketing digital!

6- Profissionalização da gestão contábil A gestão contábil abrange o controle do empreendimento e lida com inúmeras informações e dados que facilitam a tomada de decisões e o planejamento para um ótimo funcionamento da empresa.

Ao se profissionalizar com esta ferramenta, o contador passa a ser um gestor e terá pleno entendimento dos serviços prestados e poder para modificar, melhorar e aperfeiçoar, ou seja, obter resultados positivos e necessários.

O gestor contábil estará apto a cumprir as obrigações impostas pela legislação, como cálculos de impostos e informações gerenciais; fornecer dados fidedignos da parte financeira do escritório ou empresa, entre outras habilidades.

Sendo assim, o gestor pelas suas análises, poderá edificar uma empresa estruturada, com organização e faturamento.

Pois, a concorrência acirrada, complexidade tecnológica e a transição entre gerações, exige que as empresas se adaptem de forma cada vez mais rápida.

Permita que o planejamento estratégico, a otimização de processos, a formação de equipes de trabalho pautados na gestão e baseados em indicadores, façam parte do seu cotidiano profissional.

Por fim, liderar a mudança na sua própria empresa, observando o mercado externo da sua área, identificando e explorando as oportunidades e tendências, será capaz de continuar a trabalhar com competência e flexibilidade neste mundo que está em contínua transformação.

O PIER consegue te ajudar com a gestão na liderança dessa mudança no seu escritório. Confere aqui!

Sobre o que você gostaria de aprender hoje?

Categorias

Não vá embora!

Cadastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!