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5 Dores De Cabeça Do Recursos Humanos Para Pequenas Empresas

5 dores de cabeça do Recursos Humanos para pequenas empresas

Em empresas comuns, é normal que as pessoas não conheçam todos os membros do escritório. Certamente, o que pensamento que vem a cabeça é sobre as pessoas que trabalham nos Recursos Humanos (RH). Sendo assim, o setor de RH é o responsável pelo sucesso profissional e bem estar mesmo que haja algumas inquietações.

Ainda que a empresa não tenha um setor de Recursos Humanos dedicado, o dono da mesma, provavelmente, atua nos diferentes departamentos, sendo eles o de diretor de vendas, CEO, marketing e gerente do RH.

Dessa forma, isso está ligado com a necessidade de, muitas vezes, não ter orçamento necessário para fazer outras contratações de terceiras pessoas além dos que já estão contratadas dentro daquele determinado local.

O grande problema é que muitas vezes, o planejamento e organização acaba ficando para segundo plano, sendo pouco focado, como algo a ser pensado depois de resolver problemas outros problemas e concluir outras funções.

Consequentemente, o resultado será uma gerencia sobrecarregada e desafiadora, além de comprometer o crescimento do negócio por falta de funcionários qualificados para o cargo, gerando preocupações desnecessárias ao dono da pequena empresa.

Contudo, a boa notícia diante dessa problemática é que com um pouco de planejamento e com as ferramentas corretas que auxiliam na organização, se torna possível se livrar de grande parte das preocupações e dores de cabeça.

Assim, haverá demonstração de comprometimento com o que diz respeito ao setor de recursos humanos, demonstrando cuidado com os funcionários de forma profissional e ética.

Sendo assim, olharemos agora para cinco desafios presentes que causam inquietações e dores de cabeça na área de RH, mostrando o que as pequenas empresas passam e como isso pode ser minimizado sem ser um problema para o futuro do negócio.

  1. O RH sendo visto como o portador de más notícias aos funcionários

Este é um desafio que as empresas têm no que diz respeito ao responsável do setor de RH ser o “estraga prazer” que sempre traz notícias ruins e acaba com o clima bom entre os funcionários.

Por isso, o olhar que se tem desse setor é um pouco negativo e por isso, o desafio é justamente tirar essa barreira entre os demais funcionários e os funcionários de recursos humanos.

Este fato se dá por ser a pessoa do RH que informa todas as situações delicadas para os servidores, incluindo, a demissão.

Dessa forma, o ideal é sempre manter uma boa relação, respeito e profissionalismo para que as coisas não se compliquem e essa visão seja permanente.

  1. Inserir todos os servidores na mesma página

Ao invés de colocar todos os funcionários de maneira desorganizada em uma única página, o que para muitos é estressante, há a opção de inseri-los em uma única página sim, porém, de forma ordenada e bastante planejada.

Por exemplo, a criação de um sumário para entendimento de como a organização da empresa acontece é bastante interessante, além de englobar datas eventuais, benefícios, políticas empresariais, dentre outras informações imprescindíveis ao novo contratado.

  1. Encontrar as pessoas certas para os cargos específicos da pequena empresa

Este é um dos, se não o principal desafio que as empresas enfrentam no que diz respeito à contratação de novos funcionários para os cargos específicos que existem dentro de um negócio.

Consequentemente, se uma empresa de porte pequeno deseja ter destaque, impulsionando sua imagem ao sucesso, é necessário ter uma boa equipe que lhe ajude nesse sentido.

Por isso, o indicado é contratar rapidamente os novos funcionários para que eles passem o mais cedo possível pelo processo de recrutamento e depois disso, seguir alguns outros passos dentro da empresa.

Assim, é preciso ter também alguns fatores para auxiliar na contratação de forma eficiente, sendo eles:

– Tabelas que auxiliem na organização com o status do candidato, por exemplo, “currículo revisado”; “entrevistado por telefone” “proposta em andamento”, etc.;

– Compartilhe os currículos dos candidatos com todos os participantes do setor de RH para que haja um consenso geral;

– Crie uma pasta com descrições da vaga que precisa de novos funcionários.

  1. Simplificar tarefas contínuas

Os templates podem ajudar os funcionários do setor de recursos humanos a terem menos preocupações e ter mais planejamentos quando diz respeito, principalmente, a atividades repetitivas.

Além de auxiliar no armazenamento de dados de forma mais rápida e eficaz, os templates também podem ser úteis no momento de definir metas e objetivos dos servidores.

Também vale lembrar que se faz necessário para revisar o desempenho geral da pequena empresa, além de oferecer a facilidade de salvar formulários em branco para que todo cliente possa acessar e preencher de acordo com as ações.

  1. Gerenciar grandes quantidades de informações

Para cada setor, uma quantidade bastante significativa de informações é coletada, tanto dos funcionários, quanto de todas as ocorrências que acontecem dentro de uma pequena empresa.

Sem contar com dados que precisam ser utilizados como comparativos, dentre muitos outros fatores que são levados em conta. Por isso, é uma tarefa que sobrecarrega o funcionário e precisa de bastante atenção.

Dessa forma, é indicado usar Evernote para salvar e facilitar todo o trabalho que envolve armazenagem de informações, além disso, aconselha-se usar cadernos, planilhas e etiquetas para que a organização seja satisfatória, deixando a imagem da pequena empresa ser boa no sentido de planejamento.

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